Consiga hoje mesmo o melhor cartão do mercado, com seu cartão Nubank você poderá fazer compras em milhares de sites e lojas e parcelar sem juros. Além de ser um cartão sem anuidade ele oferece diversas vantagens que nenhum outro cartão oferece. Cartão Nubank, Cartão Lojas, Cartão Americanas, Cartão Casas Bahia, Cartão Magazine Luiza, Cartão Itaú, Cartão Caixa, Cartão Santander, Cartão Santander Free, Cartão Bradesco, Cartão Next, Cartão BS2, Cartão Credicard, Cartão Credicard Zero, Cartão Digio, Cartão Inter, Cartão BMG.

TIIE: taxa de juros de equilíbrio interbancário

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

O que é o TIIE?

O TIIE (Taxa de juros de saldo interbancário) é uma taxa que representa as taxas de juros acordadas entre os diferentes bancos. Essa taxa foi criada pelo Banco do México em 1996 para representar as condições do mercado da maneira mais fiel. 

É um indicador semelhante ao cetes ou bond , que serve como referência para fixar taxas de juros comerciais, etc., pode-se dizer que é semelhante ao Euribor da Europa.

Para que serve o TIIE?

TIIE é usado como referência para vários instrumentos e produtos financeiros , como cartões de crédito ou empréstimos e investimentos; de modo que, se o TIIE que é uma taxa de referência subir, as outras taxas também subirão. Alguns bancos usam o TIIE + x pontos percentuais como um indicador para seus empréstimos ; portanto, se o TIIE aumentar, a taxa de juros do crédito aumentará (TIIE + x); Portanto, ao solicitar um empréstimo, é muito importante considerar o valor do TIIE. Ou seja, em que nível é a taxa TIIE e quais são as perspectivas para ela no futuro. Da mesma forma, o TIIE está vinculado a investimentos , uma vez que existem bancos que, como parte de seu desempenho, oferecem o percentual do TIIE e adicionam X pontos percentuais extras para melhorar a oferta. Ou seja, se o TIIE for de 5,5%, eles ofereceriam entre 6,5% ou 7,5%. Dessa forma, certos fundos podem relatar melhores retornos, porque estariam acima da média. Portanto, se você está pensando em entrar em um fundo de investimento, deve levar em conta as ofertas dos bancos que incluem o TIIE e acompanhar sua evolução. 

Como é calculado o TIIE?

TIIE é calculado diariamente (para os termos 28, 91 e 182 dias ) pelo Banco do México com base em cotações enviadas por pelo menos 6 instituições bancárias por meio de um mecanismo projetado para refletir as condições do mercado monetário em moeda nacional. O  TIIE é publicado no Diário Oficial da Federação , pelo Banco do México, no dia útil seguinte ao dia em que for determinado. 

TIIE aos 28 dias

TIIE aos 91 dias

TIIE aos 182 dias

Qual é o procedimento para determinar o TIIE?

Todos os dias úteis bancários, o Banco do México publica o diferencial que será utilizado no cálculo do TIIE . Cada instituição enviará sua posição com a taxa de juros que deseja participar.

O Banxico recebe as posições das taxas dos bancos, cria uma lista chamada vetor , de taxas ativas, a cada taxa acrescenta o diferencial que eu publiquei anteriormente e ordena a lista do menor para o maior.

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Um vetor de taxas passivas é criado , cada diferencial é subtraído do diferencial publicado anteriormente e, em seguida, a lista é classificada do mais alto para o mais baixo.

Quando você possui vetores ou listas, uma subtração termo a termo da lista passiva menos a lista ativa é executada e uma lista chamada vetor de diferença é criada.

Para o cálculo do TIIE, são considerados dois critérios:

Caso o vetor de diferença não exista termos positivos, o TIIE será calculado considerando uma média aritmética , levando em consideração o primeiro valor dos vetores com taxas ativas e passivas.

Quando houver termos positivos no vetor de diferença, o valor máximo estará entre o primeiro valor da lista ativa e o terceiro valor da lista passiva; o valor mínimo estará localizado entre o segundo valor da lista passiva e o segundo valor da lista ativa; uma média aritmética será feita com os dois valores máximo e mínimo.

Se dois termos positivos forem apresentados no vetor de diferença, o valor máximo será colocado entre o segundo valor da lista ativa e o terceiro valor da lista passiva , o valor mínimo será localizado entre o segundo valor da lista passiva e o terceiro valor da lista ativa; uma média aritmética será feita com os dois valores máximo e mínimo.

No caso de três termos positivos serem apresentados no vetor de diferença , o valor máximo será localizado entre o terceiro valor da lista ativa e o quarto valor da lista passiva e, em seguida, execute o procedimento mencionado acima.

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?
Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *